segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Falando um pouco da educação de Jovens e adultos

Programa de Formação de Jovens e Adultos- PROEJA

Uma proposta que apresenta como principal compromisso a superação do processo de exclusão das classes populares na escola, expressa-se altos índices de evasão e reprovação e aprendizagens pouco significativas .
A construção de uma identidade própria;
A formação de educadores em EJA;
A elaboração de materiais didáticosespecíficos;
Esses,são os principais desafios para a educação de Jovens e Adultos.

Princípios:
- Democracia;
- Práticas sociais;
- Construção coletiva;
- Processo de significado dos alunos;
Sendo necessário que os alunos da EJA sejam vistos como alunos adultos que precisam aprender para colocar em seu cotidiano conteúdos que realmente  os interessem, aí sim, as escolas deixarão de perdê-los para jogos e novelas que é o que mais os chamam a atenção.
Usar de mecanismos que conquistem esse alunado, como; o uso dos computadores, que por sua vez encontram-se empilhados num canto de uma sala de perdendo ao longo dos dias, o acesso as leis que eles possam e precisam conhecer. O direito da merenda escolar é fundamental na permanência desse aluno, pois, muitos saem de seus trabalhos diretos para a escola.
O planejamento da EJA deve ser feito conjuntamente com esses alunos, pois, quem mais sabe o que querem aprender, são eles isso sim é democracia educacional.

Avaliação:

- Investigação, participativa e processual.
Os alunos menores de idade que são encaminhados pela justiça para que tenham o acesso a educação na EJA, necessitam de um monitoramento dessa mesma justiça e da família, pois, não garantem que os mesmos permaneçam na unidade escolar e quando o fazem , não são assíduos.

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