domingo, 13 de novembro de 2011

O preconceito perto de mim!


Conversa de sala de aula...

Falando sobre preconceito na sala do Ciclo da Infância III, o aluno Nadson, veio contando algo ocorrido com seu pai:
_ “Tia”, meu pai não gosta de andar no Góis Calmon nem no Jardim Vitória, para acertar trabalho.
E eu perguntei;
__Por quê?
Ele respondeu;
___Porque quando ele fica procurando o número da casa para pintar, as pessoas pensam que ele é ladrão.
___ E por que as pessoas pensam isso dele?
___Porque ele fica procurando o número das casas para trabalhar...
___E qual é a cor do seu pai?
___Neguinho, assim como a gente.
___Aí tia, eu disse pra minha mãe, que eu tinha ouvido você falar sobre isso na escola.
___Isso o quê?
___ Preconceito!

 É preciso parar para ouvir o que nossos alunos têm para nos dizer. Muitos trazem conflitos, incertezas e dúvidas que, com a sensibilidade do professor, podem ser sanadas.
Relatos como este, são contados todos os dias nas rodas de conversas entres os alunos em sala de aula, e o professor por sua vez, precisa ficar atento para que essas  dúvidas, não continuem e que sejam trabalhados como temas da vida  do cotidiano do aluno valorizando o que ele leva pra escola. 
                                                                                     (Silvia da Matta Virgem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário