sábado, 26 de janeiro de 2013

A importâcia do ensino da matemática

A importâcia do ensino da matemática ( Solange Gonçalves e Laíse Roque )
O ser humano precisa da educação para se humanizar e aprender a conviver em sociedade. A escola é o espaço onde a educação é sistematizada e nesse sentido, todo o conhecimento transmitido passa a ser de suma importância para a formação do indivíduo. De acordo com a teoria construtivista, o processo de aprendizagem torna-se significativo ao passo que, dentro do ambiente escolar o professor possa ser mediador, na construção da autonomia e identidade dos sujeitos.
            As instituições escolares necessitam estar atentas aos aspectos da criança em sua totalidade, levando em consideração as diversas áreas do conhecimento. Diante dessa proposta, as atividades lúdicas, apresentam-se como auxílio para o docente em sala de aula. Com a ludicidade, resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem são alcançados de forma espontânea e satisfatória.
Segundo Smole (2003) Há uma preocupação com o ensino de matemática de qualidade desde a Educação infantil. Entretanto, sabe-se que o conhecimento matemático não se constitui em um conjunto a serem memorizados. Faz-se necessário, que o ensino da disciplina esteja voltado a formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina. Desta forma, a matemática permite ao professor a oportunidade de desafiar seus alunos e encontrar soluções para questões do seu cotidiano (PCN, Fáceis de entender).
Precisamos perceber a matemática como uma disciplina aprendida a partir do conhecimento do cotidiano dos alunos, pois, a mesma encontra-se em todos os  lugares, desde a hora de deitar até a quantidade de letras ou mesmo sílabas encontradas nas palavras ou etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário